"SE VOCÊ CONSEGUE SE INDIGNAR DIANTE DE UMA INJUSTIÇA CONTRA O SER HUMANO, ENTÃO SOMOS COMPANHEIROS!" (Che Guevara)

terça-feira, 11 de agosto de 2009

AOS ADVOGADOS DA BAHIA


Vocacionado para ser combatente do direito, das liberdades democráticas e da cidadania, o advogado não se limita a exercer estas prerrogativas no dia que lhe é consagrado, 11 de agosto. Não lhe cabe desertar de qualquer delas, sob pena de trair o juramento que se impôs perante a sua consciência, a história e a sociedade. Como representante da classe, a Ordem dos Advogados do Brasil é seu escudo, sempre atenta no dia-a-dia dos que militam na profissão, assistindo-os permanentemente, respaldando seu trabalho, pugnando pela sua valorização.

Pelo que tem conseguido fazer nesses 31 meses de gestão, a OAB-BA insere-se, sem favor, neste modelo, que dignifica sua história e abre perspectivas promissoras para o futuro. O lema ação e ética, que escolhemos para pautar nosso trabalho, continua a nos inspirar e, certamente, sob sua égide, podemos contabilizar vitórias para a classe, da qual somos instrumentos e fiéis servidores.

Batemos às portas do Conselho Nacional de Justiça para manutenção de acesso ininterrupto de advogados às secretarias das varas da Justiça do Trabalho, em todo o Estado da Bahia, logramos pôr fim ao descabido "turnão" da Justiça Comum do Estado, práticas que tanto prejudicavam a advocacia e a cidadania. Não descuidamos, jamais, de defender as prerrogativas dos advogados, marcando presença quer diante de autoridades policiais ou de membros da magistratura que, na contra-mão das conquistas das liberdades dos cidadãos e da evolução dos direitos humanos, insistem em desconhecer a figura do advogado como legítimo operador do direito e fundamental à distribuição de justiça.

Paralelamente, colocamos à disposição dos advogados salas devidamente equipadas com todos os avanços da informática em fóruns e serventias na capital e no interior do Estado. A Internet sem fios nas salas da OAB-BA no Fórum Rui Barbosa, no Palácio da Justiça e no TRT da 5a. Região em Salvador, são provas de ações voltadas, também, para facilitar o trabalho dos advogados. Assim como o acesso gratuito ao ADV Online e aos recortes digitais dos principais diários oficiais. Adquirimos sedes próprias para subseções em cidades do interior e reformamos outras tantas. Interiorizamos ações da Seccional, levamos o exame de ordem para as cidades de Vitória da Conquista, Barreiras e Feira de Santana, lançamos o primeiro Catálogo das Sociedades de Advogados, de mãos dadas com a Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes oferecemos oportunidades de atualização para a classe. Fomos à escola para discutir o Estatuto da Criança e do Adolescente, apoiamos a luta dos jornalistas pela obrigatoriedade do diploma para o exercício profissional. Dinamizamos o Clube dos Advogados e estimulamos a vocação de colegas compositores e cantores.

Este resumo do trabalho que desenvolvemos tem a marca da abrangência e, mercê do apoio do Conselho Federal e do Conselho Seccional, é o prêmio que passamos aos advogados da Bahia no dia que lhes é dedicado. Com ação e ética, haveremos de fazer justiça ao que eles representam para a cidadania.

Saul Quadros Filho

Fonte: Jornal A tarde, edição de 11/08/2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário